domingo, 16 de junho de 2013

Torta negresco com frutas vermelhas

Da última vez que fui a Goiânia experimentei uma torta de biscoito negresco com frutas vermelhas de uma confeitaria famosa da cidade. Pra variar, enquanto não inventei a minha própria versão, não sosseguei.

Comecei preparando a calda de frutas vermelhas. Para isso, cortei duas caixinhas de morango e juntei meia xícara de açúcar e 1/3 de xícara de água. Misturei até o açúcar derreter e deixei cozinhar por uns três minutos. Juntei, então, uma caixinha de amoras e um vidro pequeno de cereja em conserva (se você achar cereja fresca, melhor ainda!). Acrescentei mais 1/3 de xícara de água e deixei cozinhar por cinco minutos. Daí é só desligar o fogo e deixar esfriar.
Em seguida, eu tirei o recheio de dois pacotes de biscoito negresco. Aí é só triturar os biscoitos com a ajuda de um liquidificador. Em uma vasilha, misturei a farinha de biscoito com 100g de manteiga em temperatura ambiente. Forrei o fundo e as laterais de uma forma de aro removível com a massinha que se formou e levei ao forno por 15 minutos. Enquanto a massa esfria, comecei a preparar o recheio.
Em uma panela funda, eu juntei 1/2 litro de leite, com 2 colheres de manteiga, uma lata de leite condensado e os recheios que tinha retirado dos biscoitos. Com o fogo baixo, mexi bem. Daí, misturei 3 colheres de amido de milho em 1/2 copo de leite e juntei à mistura, mexendo sempre até engrossar. Enquanto isso, preparei 1 pacotinho de gelatina sem sabor, que incorporei ao creme já pronto.

Daí, é só deixar o creme esfriar por uns 15 minutos, colocá-lo sobre a massa e cobri-lo com a calda de frutas vermelhas. Leve para gelar por umas três horas antes de tirar da forma.

Antes de servir, decore com frutas frescas.

Garanto que não vai sobrar nada pra contar a história.

4 comentários:

Carolina Pessoni disse...

Apenas que MEU DEUS!
Vou fazer isso logo!
E que fácil de fazer! Adorei!!!
Beijos, Ana!

Cynthia disse...

Onde vc achou as frutas vermelhas p comprar?

Ana Flávia Alberton disse...

Oi Cyntia,

Costumo comprar frutas vermelhas no Cadeg, aqui no RJ.

Rafael de Almeida disse...

Que bom que achei seu blog, essa receita vai valer meu reveillon.. Pra mim essa torta é o maior patrimônio de goiania.