quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Frango com laranja e avelã


Ao aproveitar uma promoção de avelãs que sobraram no supermercado depois das festas de fim de ano acabei ficando com um problema: o que fazer com elas além de comer desesperadamente uma atras da outra? Adoro as oleaginosas de forma geral, mas são muito calóricas. Foi aí que apareceu essa preparação que, depois de testada e aprovada, não poderia deixar de vir aqui pro Tomate Cereja. Esse receita literalmente acabou de sair do forno. Ainda está fresco na memória o aroma  e o sabor desse prato.

Ingredientes

2 peitos de frango desossados;
150g de avelãs trituradas (reserve algumas inteiras para decorar);
Suco de duas laranjas;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
2 dentes de alho em fatias finas;
2 dentes de alho triturados;
1 cebola picada;
Azeite, sal e pimenta do reino moída a gosto;

Mãos à obra

Corte o frango em fatias grossas e tempere com o alho triturado, sal e pimenta. Coloque um fio de azeite na frigideira e, com o fogo alto, sele o frango até ficar com uma casquinha. Retire o frango e reserve. Na mesma frigideira, doure o alho em fatias e a cebola. Adicione a farinha de trigo mexendo sempre para envolver a cebola e o alho. Misture as avelãs trituradas e o suco de laranja. Deixe ferver e mantenha o fogo ligado até engrossar. Em uma assadeira, coloque o frango e derrame o molho. Leve ao forno alto até dourar.

Usamos como acompanhamento hoje um mix de folhas com alface e espinafre, salada de feijão (veja aqui a receita) e batatas assadas. Aí está a foto do prato final.


Como é bom ter algo diferente em casa para aproveitar!

Nenhum comentário: