quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Castillo de Molina Shiraz 2007

Sabemos que um vinho não precisa ser caro para ser bom, e muitos vinhos do "novo mundo" são verdadeiros achados em termos de relação custo benefício. Se quiserem um bom exemplo, basta conferir o Castillo de Molina, que é a série "reserva" da Vinã São Pedro. Fundada em 1865, é a segunda maior vinícola chilena e fabricante do Gato Negro, bastante famoso no Brasil.

Todos os Castillo de Molina que já provei foram muito bons, mas para mim este Shiraz 2007 se destaca, não apenas porque é uma cepa que vem me cativando cada vez mais, como pelo fato de que está plenamente pronto para beber.

Feito com uvas provenientes do Vale do Maule, apresenta uma coloração violeta intensa. Temos um Shiraz bastante potente (lembrando que há 10% de Cabernet Sauvinon no corte), com aroma marcante de ameixas e amoras, notas de especiarias, amadeirado e chocolate. Evolui para pimenta e tabaco.

Na boca, mostra-se encorpado, redondo, entregando muita fruta e notas de pimenta preta, bem integradas com carvalho. Com taninos moderados, que vão ficando mais amortecidos conforme evolui no decanter. O final é persistente, e nos faz querer continuar bebendo.

Na maioria das lojas já não se encontra essa safra de 2007, mas é possível encontrá-la em alguns sites de vendas especializados. Se você se deparar com a safra de 2009, saiba que ela não leva Cabernet Sauvignon na mistura, e sim 2% de Petit Verdot. Também será uma ótima aquisição, da qual falaremos no futuro aqui no Tomate Cereja.

Produtor: Viña San Pedro
Região: Vale do Maule
Uva: 90% Shiraz, 10% Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Envelhecimento: 10 meses em barricas de primeiro e segundo usos
Graduação Alcoólica: 14%
Preço: R$ 28,00 - Cadeg

Nenhum comentário: