segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Concha y Toro Winemaker's Lot 148 Carmenère

Quando eu e minha esposa fomos ao Chile, há exatamente um ano, um dos guias de turismo anunciava repetidamente uma dica para escolher um bom vinho: carmenere, safra 2007, em torno de 5000 pesos chilenos. Esses características se encaixam perfeitamente nesse Concha y Toro Winemaker's Lot 148 Carmenère.

Graças à “La Niña”, 2007 foi um ano mágico para o amadurecimento das uvas chilenas, e esse rótulo, elaborado com vinhas do Vale do Rapel, tem uma cor rubi profunda e lágrimas densas. A impressão inicial é um aroma vegetal muito agradável, meio ferroso, marcado por fruta vermelha. Evolui para notas defumadas e amadeiradas.

No palato, percebe-se bom corpo, taninos suaves e redondos. Mal percebe-se a presença do alcool. Tem uma persistência muito boa, com um retrogosto excelente de ameixa. Evolui para um gosto mais lácteo, sempre agradável e equilibrado.

Se a intenção era elaborar um vinho "fácil de beber", com esse Winemaker's a Concha y Toro acertou em cheio. Muito gostoso, pronto para beber, ótima relação custo-benefício. Não é atoa que o Sr. Robert Parker lhe deu 90 pontos.

 
Vinícola: Concha y Toro
Região: Vale do Rapel - Chile
Uva: 100% Carmenère
Graduação Alcoólica: 14.5 %
Envelhecimento: carvalho francês, 1º, 2º 3º usos, tempo variável (encontrei essa referência num site estadunidense, não é oficial)
Preço: R$ 51 (Bergut) 

Nenhum comentário: