domingo, 9 de dezembro de 2012

Linguiças ao vinho (ou reproduzindo coisas que comemos por aí)


Sabe aqueles pratos que experimentamos por aí e fica aquele gostinho de  'eu preciso fazer isso em casa, pra eu comer sempre que quiser'? Pois é, a história é bem essa: Durante nossa estadia em Mendoza, experimentamos essa belezinha no restaurante da bodega Ruca Malen e tive que reproduzir na minha cozinha. É uma linguiça assada no vinho tinto, com creme de abóbora assada, salada de quinoa, sementes de abóbora assadas e azeite temperado com ervas.

Vamos lá?

Linguiças ao vinho tinto
Pegue uma panela de pressão e coloque as liguiças (daquela tipo toscana mesmo) e o vinho tinto. Eu usei uma proporção de 10 linguiças pra meia garrafa de vinho. Não precisa colocar tempero, nada, apenas tampe e deixe cozinhar 25 minutos depois que pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela.

Creme de abóbora assada
Enquanto isso, corte a abóbora em pedaços médios, pincele azeite e leve ao forno até ficar macia (coisa de 20 minutos). Na mesma assadeira, você pode colocar as sementes para assar (ou se preferir, já compre-as torradas, é fácil encontrá-las em lojas de produtos naturais).

Depois que estiver bem macia, bata a abóbora no liquidificador, com um pouquinho de água até formar um creme. Frite 2 dentes de alho, acrescente o creme da abóbora, acrescente um pouquinho de leite e pimenta do reino. Mexa por uns 5 minutos ou até começar a ferver.

Salada de Quinoa
Para a salada, coloque em uma panela uma xícara de quinoa e três de água, é só mexer até cozinhar. Escorra e misture o que for da sua preferência. No caso, eu usei pimentão amarelo, manjericão, tomate sem semente e azeitonas. Tempere com azeite e acerte o sal.

Azeite temperado
Coloque duas colheres (sopa) de chimichurri em um ramequim pequeno e cubra de azeite, misture bem.

Montagem:
Corte as linguiças e coloque-as sobre a salada de quinoa. Complete o prato com o creme de abóbora, as sementes e um pouco do azeite temperado. 

Nenhum comentário: