segunda-feira, 15 de abril de 2013

Strudel


Strudel é uma sobremesa que sempre faz sucesso aqui em casa, talvez por não ser muito doce...

Os mais puritanos diriam pra se preparar a massa em casa, mas, gente, na correria do dia a dia não dá pra ficar horas na cozinha para preparar uma sobremsa. Por isso, vá até a geladeira de mercado mais próxima de você e compre uma massa folhada pronta. Hoje há várias marcas de qualidade e que facilitam aburdamente a vida.
Vamos lá?

Você vai precisar de:

Três maçãs verdes picadas em fatias finas - sem casca e semente (pode ser a maçã de sua preferência também!)
½ xícara de passas pretas
½ xícara de passas brancas
¼ xícara de amêndoas em lascas (opcional)
½ xícara de vinho branco
Canela a gosto
½ xícara de açúcar
1 colher de manteiga
1 pacote de massa folhada
1 ovo

Derreta a manteiga, tomando cuidado para não queimar, e junte as maçãs e as passas. Misture bem. Em seguida, coloque o açúcar, a canela, as amêndoas e  o vinho. Misture e deixe cozinhar por três minutos. Desligue o forno e deixe esfriar.

Enquanto isso, pegue a massa folhada comprada pronta (que foi previamente descongelada dentro da geladeira) e abra sobre um papel manteiga (untado com mais manteiga!) para ter a certeza de que não vai grudar. Coloque o recheio (já frio) e feche bem a massa e dobre as laterais. Garanta que a massa não vá abrir pressionando com um garfo (assim como se faz com pastel). Pincele um ovo batido por cima e leve ao forno (200º) por 25 minutos ou até dourar.

Na hora de servir, vai bem com um creme feito a base de creme de leite fresco:
Para 4 pessoas, basta bater 1 xícara de creme de leite com 2 colheres de açúcar até engrossar (não precisa bater até virar chantilly).

Nenhum comentário: