sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tomate Confit

Já começo dizendo que o sabor é surpreendente. Demora um pouquinho a ficar pronto, mas o trabalho é quase zero. O forno faz praticamente tudo por você e a receita é ótima pra acompanhar um pãozinho, ser usada em bruschettas, massas, tortas...as possibilidades são inúmeras.

O melhor? Se guardar em vidro esterelizado dura bem uns 15 dias na geladeira. Mas, duvido que você não coma tudo antes. Duvido.

Vamos lá?

Para 500g de tomate (cereja, uva, pera, grape sweet...), uso aproximadamente uma xícara de um bom azeite. Os temperos, ficam por sua preferência, mas não abro mão de alho fatiado (um ou dois dentes), alecrim, pimenta moída na hora e sal.

Depois de lavar e secar bem os tomates, é só arrumá-los em uma travessa, cobrir com o azeite, juntar os temperos e levar ao forno em temperatura baixa. Mexa de vez em quando, com cuidado para não desmanchar os tomates.

No total, você vai gastar entre 40 minutos e uma hora no forno. Quando está pronto? É fácil: o ponto é quando a pele do tomate começar a ficar enrugada.

Um comentário:

Lorena disse...

Dentre todas as gostosuras, acho q me lembro desse tomate! E sim, o sabor é surpreendente...��