sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Nederburg Pinotage 2010


Corro o risco de ser tendencioso ao postar sobre uma uva que admiro pela sua singularidade e radical diferença em relação à maioria das demais vitis viníferas. Estou me referindo a Pinotage. Cultivada com sucesso apenas no terroir da África do Sul, foi o resultado de um cuidadoso processo de cruzamento entre as uvas Pinot Noir e Cinsaut. Seu reconhecimento mundial aconteceu em 1959, quando um vinho feito a partir da Pinotage, ganhou uma competição nacional.
Este Nederburg foi um dos primeiros rótulos de qualidade a aparecer no mercado brasileiro. Certamente ainda precisa evoluir bastante para se tornar páreo para as grandes e célebres uvas francesas, mas mostra-se como uma boa opção para aventuras em territórios diferentes. Especialmente por esse preço!
Apresenta aroma muito lácteo, terroso e com bom toque vegetal. Um leve aroma de oxidação incomoda olfatos mais sensíveis. Ao evoluir entrega notas de especiarias.
Na boca é estruturado, pouco complexo, com taninos bem marcados, alcoólico no palato, mas sem incomodar, com final também tânico e lácteo.

Vinícola: Winemasters
Região: Western Cape
Uva: Pinotage
Safra: 2010
Graduação Alcoólica: 14,1%
Envelhecimento: 8-12 meses em barricas de 2º uso.
Preço: R$ 30,00 - CADEG

Nenhum comentário: