segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Pão de queijo
Apesar de ser goiana de coração, nunca tinha feito um pão de queijo na vida. Quando batia aquela vontade, descia rapidinho ali no J Pereira (quem é de Goiânia sabe da maravilha que eu estou falando) e resolvia a questão pedindo dois pães de queijo e um café (e uma conta que somava apenas R$3,00). Mas, acontece que as coisas mudam e, desde que coloquei a vida na mala e segui rumo ao Rio de Janeiro, o pão de queijo faz falta na minha vida. Aqui, as opções não são as melhores e apelar pelo pão de queijo congelado do mercado não é nada bom.
Amigos trouxeram o queijo canastra de Minas Gerais, o que valorizou ainda mais a minha tentativa. O polvilho? Da feira da rua Tadeu Kosciusko, no Bairro de Fátima, no Rio de Janeiro. Bom, lá fui eu, com os ingredientes à mão fazer a primeira tentativa.
Usei 4 xícaras de queijo canastra ralado, 4 xícaras de polvilho, 1 xícara de óleo, outra de leite e mais uma de água e quatro ovos (mas deveria ter usado três!).
Coloque para ferver o leite, óleo e água. Em seguida, escalde o polvilho e deixe esfriar. Quando tiver morno, quase frio, sove um pouco a mistura e junte o queijo e os ovos. Sove bastante, até formar uma massa mais homogênea. Eu coloquei quatro ovos, mas, como eram grandes, achei que a massa ficou mais mole do que deveria - nada que prejudicasse também. Então, se for tentar, faça com três e, se necessário, acrescente o quarto.
Com a mão untada em óleo, faça bolinhas e leve para assar em assadeira também untada.
Você também pode modelar os pães de queijo e levar ao congelador. Depois de congelados, pode guarda-los em um saquinho fechado. Terá, assim, pão de queijo pronto para sempre que bater aquela vontade.
É muita felicidade!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário